top of page

Avaliação

 

 

Reflexão Final

 

O grande impulsionador para a minha inscrição neste Curso foi sem dúvida a organização e a pertinência da temática: Inclusão e TIC, aliada à vontade de dar as respostas mais adequadas e eficazes aos meus alunos. O “Massive Open Online Courses” MOOC – INCTEC 2014 proporcionava um conjunto de competências que me permitiriam ultrapassar alguns dos obstáculos à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), para que acedam ao currículo. Como sabemos, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são uma ferramenta poderosa na educação, tanto como meio de motivação para aprendizagem, como meio de acesso ao currículo. A maioria das crianças/jovens independentemente das suas limitações sentem grande afinidade e proximidade com os recursos tecnológicos em geral e pelo computador em particular.

 

O “MOOC“ deu-me a oportunidade de adquirir maior conhecimento sobre esta “união”: inclusão e TIC.

 

A Educação é dos setores da sociedade que mais mudanças envolve e é de extrema importância estarmos sempre informados e atualizados. É uma preocupação constante para todos os docentes, encontrar formação dentro da sua área de especialidade ou transversal, de preferência acreditada. O Curso não ter acreditação não constituiu barreira para não frequentar Curso. Para além da importância a nível profissional, neste momento sinto também realização pessoal, pois tenho tido a oportunidade de dar a conhecer aos meus amigos e familiares as potencialidades das ferramentas web 2.0.

 

 

Ambientação, apresentação e criação de e-portefólio - 31 de março a 6 de abril

 

A minha experiência em MOOC era nula; nunca tinha realizado uma formação on-line. A primeira semana do curso foi de extrema dificuldade para mim. Comecei por criar um blog, no Google. Senti muitas dificuldades em criar as hiperligações, acabei por desistir e criar um site no WIX que achei bastante acessível, pró-ativo e apelativo.

Realizei diversos registos para experimentar as diferentes ferramentas e realizar o trabalho da primeira semana: a minha apresentação. Estes registos são bastante simples, sobretudo para quem tem conta no Facebook, Twitter, entre outros.

Assim, pela primeira vez, tomei contacto com as ferramentas web 2.0 como o Knovio, Lino e o Prezi que considero acessíveis, sobretudo o Prezi e o Lino. Produzi duas apresentações, com ambas as ferramentas disponíveis no meu e-portefólio. As dúvidas que me surgiram foram dissipadas através da visualização dos tutoriais/demos. Cheguei a solicitar ajuda a professores de TIC da minha escola que desconheciam estas ferramentas por completo.

 

 

Módulo 1 – Políticas de inclusão e medidas educativas para alunos com necessidades educativas especiais - 7 a 20 de abril

 

A segunda e terceira semana decorreram bastante melhor, as alternativas dadas para a elaboração do trabalho do Módulo 1, sobretudo a a) e b) tratavam-se da “minha praia”. Escolhi realizar uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência, através da ferramenta Capzles (timeline). Também experimentei Dipity e Timeglider que achei muito complicado e acabei por escolher a ferramenta Capzles, que apesar de não aceitar acentos e cedilhas acho que consegui produzir uma boa apresentação com uma bonita música de fundo.

 

 

Módulo 2 – Acessibilidades Web e tecnologias de apoio - 21 de abril a 4 de maio

 

Como já estava bastante familiarizada com o Lino, experimentei também a ferramenta Glogster que apesar de ser semelhante ao Lino, achei muito apelativa, mas também difícil e complexa. Acabei por optar pelo Lino, para produzir uma visualização sobre as orientações WCAG 2.0. Tomei conhecimento que existe um conjunto de profissionais, que trabalha para que os conteúdos na web, hardware e software sejam acessíveis a todos e a inclusão seja uma realidade, também no mundo virtual.

 

 

Módulo 3 - 5 a 18 de maio – Desenho universal da aprendizagem

 

Nas semanas 6 e 7, realizei através da ferramenta Zunal uma WebQuest subordinado ao tema das profissões. Considerei também bastante acessível e útil e eficaz para contextos educativos.

Descobri o conceito de design universal que desenvolveu três princípios que vão de encontro aos processos identificados:
(1) proporcionar múltiplos meios de representação,
(2) proporcionar múltiplos meios de ação e expressão,
(3) proporcionar múltiplos meios de envolvimento.

A Teoria das Inteligência Múltiplas desenvolvida por Howard Gardner diz-nos que a inteligência é muito mais do que uma herança genética, mas sim uma capacidade de resolver problemas, desenvolver projetos e realizá-los. Há muitas formas de criação, pelo que descobre que todos nós temos muitas inteligências, não são talentos, mas sim inteligências múltiplas. Existem sete inteligências ou capacidades: lógico-matemática, linguística, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e musical. Mais tarde descobriu também a inteligência naturalista, uma meia inteligência – espiritualista e/ou existencialista, mais transcendental, capacidade de autocontrolo, meditação, capacidade de lidar com a vida e a morte…

 

No decorrer do módulo 3, tive a oportunidade responder ao questionário VARK – Estilos de Aprendizagem ou como posso aprender melhor, com os seguintes resultados:

- Visual: 2

- Aural: 3

- Read/Write: 2

- Kinesthetic: 9

 

Com o resultado de forte preferência para a aprendizagem cinestésica, que não me surpreendeu e com o qual me identifico. Para mim, é uma dificuldades, por exemplo ler um artigo, estudar pelo computador, preciso de tocar para apreender as coisas. Curiosamente, com os animais domésticos a minha preferência vai para cães e gatos pelo simples facto de poder tocar e agarrar, em detrimento de peixes e pássaros.

 

 

Módulo 4 – 19 de maio a 1 de junho – Recursos educativos abertos acessíveis

 

Criei um recurso educativo aberto através da ferramenta PowToon, que desconhecia completamente. Achei muito apelativo e dinâmico; é uma combinação entre o PowerPoint e o Windows Movie Maker. Atribuí-lhe uma “licença de cultura livre”, renunciando assim a quaisquer direitos de autor.

Podem encontrar também no meu e-portefólio, uma apresentação com a ferramenta StoryBird, com mesmo conteúdo do PowToon. Atribuir-lhes uma licença de utilização livre CC, senti muitas dificuldades na atribuição da licença, pois não conseguia aceder ao registo do Creative Commons.

PowToon disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Tb5ZVQsEWoI e StoryBird disponível em: http://storybird.com/books/o-caminho-da-educacao-inclusiva-e-as-tic/?token=e7jnr9ytqx  sem licença atribuída… ainda não consegui, mas não desisti!

 

 

No decorrer do módulo 4, para comentar no fórum, após visualizar algumas apresentações, selecionei o trabalho realizado por Nuno Correia, com a ferramenta PowToon: “Mudar atitudes e comportamentos”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g96ejD_PcWU

 

Trata-se de um recurso educativo aberto, informativo, dinâmico e pertinente; atribuiu-lhe uma licença creative commons (CC), que permite a reutilização por outros.

Deixei como sugestão ao Nuno Correia - enriquecer o trabalho com som: música e/ou voz.

 

 

Avaliação e certificação - 2 a 8 de junho

 

A avaliação global do curso é excelente: o Curso está muito bem estruturado e organizado, a possibilidade imediata de comunicação entre tutores e colegas virtuais, a flexibilidade de horários e a gestão do tempo de cada um, a quantidade e a qualidade de recursos documentais e ferramentas web 2.0 são para mim, os fatores positivos deste curso.

 

Já é um lugar-comum neste MOOC referir que para ser perfeito só falta ser acreditado!

 

 

Check-list de evidências que constam no meu e-portefólio:

 

- Apresentação

 

- Atividade do Módulo I

 

- Comentário temático Módulo I

 

- Atividade do Módulo II

 

- Comentário temático Módulo II

 

- Atividade do Módulo III

 

- Comentário temático Módulo III

 

- Comentário VARK

 

- Atividade do Módulo IV

 

- Comentário temático Módulo IV

 

- Comentário a trabalho de colega

 

- Reflexão final

Avaliação do curso

2 junho a 8 junho

  
bottom of page