top of page

Tópico 3

Desenho universal da aprendizagem

5 maio a 18 maio

{ 1 }

{ 2 }

Participação no Fórum - Módulo 3

 

Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno (a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?

 

Boa tarde!

 

A minha experiência, enquanto aluna, o método de ensino predominante foi essencialmente o expositivo - debitar matéria, com recurso ao quadro e o giz.

 

Não me recordo de haver qualquer aula de apoio ou preocupação para com as dificuldades de aprendizagem ou diferenciação pedagógica; quem não atingia os objetivos reprovava e no ano a seguir recuperava ou não.

 

Necessidades Educativas Especiais? Estas “não encaixavam” no sistema. Foram poucos os que por lá passaram. Ensino uniforme e pouco flexível.

 

Relembro também que, havia muitas desistências do ensino, mesmo a meio do ano; colegas que ficaram com o 2º ano do Ciclo (atual sexto ano) que não chegaram sequer a matricular-se no ano seguinte. Os motivos quanto a mim deviam-se ao facto de procurarem desde cedo independência económica e também grande necessidade de ajudar as famílias; não terem grandes expetativas na escola, uma vez que também os pais não tinham estudado. Desde cedo havia a preocupação de ingressar no mercado de trabalho. Pouquíssimos projetavam o futuro no ensino universitário.

 

 

 

                                                                     Comentário VARK

 

 

Questionário VARK, resultados:

 

- Visual: 2

- Aural: 3

- Read/Write: 2

- Kinesthetic: 9

 

“Forte preferência de aprendizagem cinestésica”.

 

Com o resultado de forte preferência para a aprendizagem cinestésica, que não me surpreendeu e com o qual me identifico. Para mim, é uma dificuldades, por exemplo ler um artigo, estudar pelo computador, preciso de tocar para apreender as coisas. Curiosamente, com os animais domésticos a minha preferência vai para cães e gatos pelo simples facto de poder tocar e agarrar, em detrimento de peixes e pássaros.

{ 3 }

bottom of page